Eleições municipais desejadas Palhaço Goiabinha, Filho do Padre e Chico do Frango

Não é de hoje que os candidatos a algum cargo político investem em nomes peculiares para sobressair em meio à multidão. Em Campo Grande, por exemplo, há 729 candidatos ao cargo de vereador que usam apelidos em que são conhecidos na vizinhança, ou mesmo sobrenomes conhecidos em todo o País, para conseguir se destacar.

Nestas alterações, temos muitos candidatos que preferiram o inusitado – pelo menos para a maioria – ao registrarem suas candidaturas. 

É o caso de Alfredo Lagartixa (Cidadania), Acumulou (Solidariedade), Barba do Rancho (MDB), Chico do Frango (Cidadania), Palhaço Goiabinha (PV), Bala de Prata (DEM), Fernando Metamorfose (Rede), Betinho da Ducha (PSC), Canela (Podemos), Diva e amigos do bem (PSD) e Tchê Tchê Tchê (PV). 

Eles apostam nomes nomeados para serem lembrados pelo eleitor durante a campanha e na urna eletrônica.  

Uma lista de nomes usados ​​é tão extensa que aparece até mesmo o Filho do Padre. Líder comunitário, presidente do Bairro Santa Luzia e músico, Elzio Moreira da Silva incluir esse apelido ainda na infância, por questões familiares, e até hoje é lembrado dessa forma na cidade. 

“Eu sou conhecido desde criança assim. Antes eu achava ruim, mas depois eu acostumei com isso ”, explica. Essa é a sexta vez que Elzio se candidata à vaga de vereador na Câmara. “Já tentei como deputado duas vezes. Sempre fui bem votado ”, garante.

PROFISSÕES

Com tantos nomes diferentes na campanha eleitoral, é difícil distinguir o que é profissão de apelido. O Palhaço Goiabinha, por exemplo, é um dos que levam a sério a ocupação. Além do nome, ele decidiu aderir ao pacote completo e usar a vestimenta de artista na divulgação da campanha. 

No santinho, Moacir Costa Filho usa a roupa vermelha de lantejoula e a peruca colorida para ser reconhecido pelos fãs. Na lista de prioridades, uma cultura, claro, aparece em primeiro lugar.

A profissão, inclusive, parece ser a principal forma de divulgação dos candidatos a vereador. Na lista de concorrentes, Campo Grande tem muitos médicos, pastores, missionários e professores dispostos a ocupar o cargo na Câmara Municipal. 

Entre os recordistas estão os enfermeiros, com oito representantes da profissão na disputa, seguido dos cabos, com cinco candidatos na briga. 

Mas isso não quer dizer que não há espaço para profissões menos populares, como é o caso dos DJs, que adquirem com três representantes: a DJ Larissa Marca (PSDB), a DJ Léa (Podemos) e o DJ Toninho (PDT).

BOLSONARO E BRIZOLA

Há os que apostam em políticos conhecidos para fazer com que o eleitor associe, de alguma forma, as famosas aos candidatos. É o caso do postulante a vereador pelo PMN Clodoaldo Dias Guimarães, o Clodoaldo Bolsonaro.

Coincidência ou não, Brizola é candidato a vereador pelo Partido Democrático Trabalhista, o PDT. E olha que ele nem precisa inventar. Luiz Alberto Brizola Otero tentará uma vaga na Câmara Municipal.  

INTERIOR

Em Dourados, os nomes diferentes também fazem parte da campanha eleitoral, com direito a inspirações bem inusitadas, como o Chuchu (Patriota) e o Cidão do Alho (MDB). A lista na cidade continua com a Coca da Construção (Solidariedade), Everson Tatu (MDB), Ferrinho da Pedra (PSD) e Jefferson Jacarezinho (Cidadania).

Por fim, mais uma vez a profissão acaba sendo uma forma de os candidatos serem lembrados durante uma campanha eleitoral em Corumbá, distante 428 km de Campo Grande, onde uma bióloga Aline Pantaneira (Republicanos), por exemplo, está como candidata. 

Já em Coxim, localizada a 258 km da Capital, o destaque vai para Karol com K (DEM), Ademir Sorriso (DEM), Carlinhos Gás (Solidariedade) e Ceará da Feira (Solidariedade).

Pastores, coronéis, sargentos …

Nas modificações ano, vários profissionais vão se utilizar deste apoio da população às suas profissões para serem lembrados. Entre os candidatos a vereador na Capital há 7 pastores e pelo menos 21 policiais civis e militares que, claro, usam suas patentes no nome. 

Fonte: Correio do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.