Descrita como “o Feito Impossível da Engenharia “, China realiza façanha e constrói a ponte mais alta do mundo, ficando a 565 metros do solo

A China construiu a ponte mais alta do mundo com um investimento milionário. Chamada de Ponte Duge, esse empreendimento foi considerado um “feito impossível” pela engenharia, utilizando tecnologias inovadoras na sua construção.

Foto: Divulgação

Considerada um verdadeiro “feito impossível” da engenharia chinesa, a Ponte Duge, também conhecida como Beipanjiang, é a ponte mais alta do mundo, erguendo-se a impressionantes 565 metros acima do solo. Confira todos os detalhes dessa extraordinária obra de engenharia e entenda como a China conseguiu construir uma estrutura tão monumental.

Abordaremos as inovações tecnológicas e os desafios superados para que essa maravilha arquitetônica se tornasse realidade.

Ponte mais alta do mundo custou R$ 866 milhões

Também conhecida como Ponte Duge, sua construção foi finalizada em 2016. Sendo a primeira ponte do mundo a ultrapassar a barreira dos 500 metros de altura. Além da altura recorde, a travessia não é das mais curtas, visto que são 720 metros sobre o rio Beipan, entre as províncias de Yunnan e Guizhou, no sudoeste da China.

A construção da ponte mais alta do mundo na China teve início em 2013 e custou cerca de R$ 866 milhões. A ponte ficou concluída em 10 de setembro de 2016 e foi inaugurada em 29 de dezembro de 2016. O reconhecimento como a ponte mais alta do mundo veio apenas em 2018, pelo Guinness World Records.

A ponte Duge integra a autoestrada Hangzhou-Ruili (G56) entre Qujing e Liupanshui. A torre oriental tem 269 metros de altura, sendo uma das torres de ponte mais altas do mundo. Desta forma, a ponte mais alta do mundo segue o modelo de “ponte estaiada”, como a que está localizada no bairro do Brooklin, em São Paulo. Este tipo de estrutura é feita a partir de uma ou mais torres, a partir das quais os cabos sustentam a ponte.

O processo de construção da Ponte Duge

A ponte, com uma altura equivalente a um prédio de 200 andares é uma das três pontes na seção Bijie-Duge da via expressa Hangzhou-Ruili, uma estrada que liga as cidades de Hangzhou, na província de Zhejiang, e Ruili, na Região Autônoma Dehong, na província de Yunnan.

Imagem: Xinhua/Repordução

Como foi construída sobre um desfiladeiro íngreme, com condições geológicas complicadas, a Ponte Duge criou a necessidade de novas tecnologias e métodos de construção.

A empresa responsável pela construção da ponte concluiu também um projeto de pesquisa para o Ministério dos Transportes da China durante a construção da mesma. Outrossim, receberam uma série de menções pelo projeto de construção, incluindo quatro patentes para a invenção de novas tecnologias líderes mundiais, sete patentes para novos modelos de utilidade, uma medalha de Ouro Gustav Lindenthal, considerada o Prêmio Nobel no campo da construção de pontes, e o mais alto Prêmio de Ciência e Tecnologia da Sociedade de Transporte e Rodovias da China.

China estabelece novo recorde com sua nova ponte de 625 metros

Se os mais de 500 metros da Ponte Duge já chegam a assustar, os chineses estão pensando em mais. Localizada no grande cânion Huajiang, com uma altura vertical de 625 metros do convés da ponte até à superfície da água, a expectativa é que a ponte sobre Grande Canyon de Huajiang se torne a ponte mais alta do mundo após a sua conclusão, em 2025. Desta forma, ela reduzirá o tempo de viagem por meio do canyon de cerca de uma hora para apenas um minuto.

Inclusive, os engenheiros da China também estão trabalhando em planos para a Ponte Yongchang Lancangjiang em Yunnan. O projeto terá uma altura de 610 metros e só será concluída posteriormente, em 2027.

A China também conta com a maior ponte do planeta, sendo ela a Grande Ponte Danyang-Kunshan, um viaduto de 164,8 quilômetros de comprimento que transporta trens de alta velocidade entre Pequim e Xangai.

 

 

Fonte: CP&G|Valdemar Medeiros

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