Cristiane Schmidt assume presidência da MSGÁS

| Créditos: Foto: Bruno Rezende

O governador Eduardo Riedel, acompanhado pelos secretários Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento) e Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), oficializou nesta quarta-feira (17) a posse da economista Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt como nova diretora-presidente da MSGÁS (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul). Schmidt, ex-secretária-adjunta de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e ex-secretária de Economia de Goiás, assume o cargo em um momento crucial para a transição energética no estado.

“Este é um novo capítulo para a companhia, que, sob a liderança de Rui Pires dos Santos nos últimos nove anos, cresceu de pouco mais de 2 mil clientes no final de 2014 para mais de 20 mil em 2024. Esse crescimento demonstra a força e o compromisso da MSGÁS. Tenho plena confiança de que Cristiane desempenhará um papel vital no crescimento e expansão contínua da empresa”, afirmou o governador Riedel.

Cristiane Schmidt, com vasta experiência em economia e gestão de negócios, destacou a importância da consistência e governança para enfrentar as mudanças climáticas. “O gás natural, por ser um insumo de menor emissão de poluentes, desempenha dois papéis fundamentais: promover a sustentabilidade das atividades produtivas e acelerar a transição para fontes alternativas de energia”, explicou a nova diretora-presidente.

Entre os objetivos delineados por Cristiane para a MSGÁS estão:
– Garantir insumos para o desenvolvimento econômico do Estado;
– Assegurar uma empresa competitiva e lucrativa;
– Investir em fontes renováveis para reduzir a emissão de poluentes.

Cristiane ressaltou que o Brasil tem liderado a transição energética devido à sua história de adoção de matrizes energéticas e elétricas renováveis. No entanto, diante da rápida mudança climática, é necessário antecipar o divisor da transição com estratégias e metas bem definidas e harmonização das legislações para que as ações sejam eficazes.

“Nossa meta é consolidar o crescimento da MSGÁS no mercado de energia de Mato Grosso do Sul, seguindo a política de desenvolvimento implementada pelo governador Eduardo Riedel e pelo secretário Jaime Verruck. Assumimos a companhia com um portfólio de projetos promissores e uma política de descarbonização bem alinhada e regulada. Os desafios são inerentes ao setor, mas estamos prontos para enfrentá-los”, concluiu Cristiane.

### Sobre Cristiane Schmidt

Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt possui mestrado e doutorado em economia pela EPGE/FGV e foi visiting scholar na Universidade de Columbia/NY. Ela atua como consultora sênior para o Banco Mundial, colunista do Instituto Millenium e da revista Conjuntura Econômica, e parecerista em áreas como regulação, concorrência e gestão pública. Cristiane também é membro de diversas organizações e conselhos, incluindo ‘Mulheres na Regulação’ e a Associação Brasileira do Direito e Economia, além de lecionar há 20 anos em cursos de MBA na FGV.

No setor público, Cristiane ocupou cargos importantes, incluindo secretária-adjunta da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, conselheira do Cade e secretária de Economia de Goiás. No setor privado, trabalhou em posições estratégicas em empresas como Embratel e Itaú Asset, além de atuar como consultora para o Banco Mundial e as Nações Unidas.

Autora e coautora de diversos livros e artigos acadêmicos, Cristiane Schmidt é reconhecida por sua contribuição em macroeconomia e política econômica, tendo participado de bancas de graduação, mestrado e doutorado, e de conferências internacionais.

 

CONTEUDOMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.