A nova gripe suína na China | O quase lockdown do Paraná | Queda após 5 dias

01.07.2020
+ Vozes   + República   +  Ideias    + Opinião
Olá, bom dia.

Para começar esse resumo de notícias. A pandemia de coronavírus ainda nem assentou e cientistas chineses identificaram um novo risco à saúde global. Foi descoberta uma nova gripe suína na China: porcos estão se infectando com mais frequência.

Gripe suína. O vírus é uma nova variante da gripe H1N1, que provocou uma pandemia em 2009. É um dos tipos de influenza com maior capacidade de mutações. Sun Honglei, um dos autores do estudo sobre a nova gripe suína na China, alerta para um futuro risco de transmissão de animais para humanos e de pessoa para pessoa.

Ações necessárias. Sun Honglei destaca a necessidade de desenvolver uma vacina para porcos e humanos. Clique e confira:

Quero entender o potencial pandêmico da nova gripe suína e ver a avaliação de especialistas
Utilidade Pública
Quase em lockdown. No dia em que o Paraná bateu recordes negativos da Covid-19, o governo estadual decretou o fechamento de atividades não essenciais por 14 dias em sete regionais e não descarta um lockdown nas próximas semanas. Confira nas reportagens de Roger Pereira quais atividades estão permitidas e proibidas a partir desta quarta (1º) e quais municípios entraram em “quarentena rigorosa”. Aproveite para relembrar a diferença entre lockdown e outros tipos de isolamento.

Atualização e distanciamento social. O Ministério da Saúde voltou a registrar mais de 1,2 mil óbitos por Covid-19 em 24 horas, além de 33.846 novos casos (veja os dados). Diante do cenário, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) fez novas recomendações, como maior investimento em testes. Além disso, um estudo da Universidade do Texas fez um alerta para países que enfrentam a primeira onda de coronavírus, como o Brasil: cada dia sem medidas de distanciamento social aumenta em 2,4 dias o surto local.

“Ciclone bomba”. Nesta terça (30), uma tempestade com fortes ventos atingiu Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Marcos Xavier Vicente revela os estragos da passagem do “ciclone bomba” por Curitiba”, que chegou a derrubar árvores. Em SC, metade da população ficou sem energia. A ventania chegou a 134km/h, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, que alerta: ainda há risco de ventos fortes nesta quarta (1º.). No RS houve deslizamentos de terra. Pelo menos uma pessoa morreu no estado gaúcho e três no catarinense.

Tudo sobre o coronavírus
Minuto Coronavírus
Minuto Coronavírus: Entenda em um Minuto
Política e economia
Coronavírus na Economia. Um dia após o anúncio de prorrogação do período de suspensão de contratos e de redução salarial, o presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta terça-feira (30) a manutenção do auxílio emergencial por mais dois meses; veja os detalhes no texto de Jéssica Sant’Ana, correspondente em Brasília.

Cinco dias no cargo. Anunciado novo ministro da Educação dia 25 de junho, Carlos Alberto Decotelli pediu demissão nesta terça-feira (30), antes mesmo da posse. De Brasília, a correspondente Isabelle Barone traz todas as informações sobre a queda do ministro, que ocorre após polêmicas com o currículo de Decotelli. Bolsonaro já analisa nomes capazes de assumir o MEC.

Nova postura e leis sancionadas. A crise na Educação ocorre justamente no momento em que Bolsonaro mudou a postura e vem evitando polêmicas, leia na reportagem de Olavo Soares, também de Brasília. De maneira discreta, o presidente sancionou duas leis: uma que destina R$ 160 milhões para asilos e outra que transfere R$ 3 bilhões para a Cultura. O governo, através do Ministério da Agricultura, aprovou também uma portaria que autoriza o uso emergencial de inseticidas contra gafanhotos.

Giro pelo mundo. Devido ao estágio atual da Covid-19, brasileiros seguem proibidos na União Europeia, que flexibilizou as restrições para cidadãos de 15 países. O Uruguai é o único da América do Sul. Nos EUA, o principal assessor da Casa Branca para doenças infecciosas admitiu o risco de casos de coronavírus baterem 100 mil por dia. O país comprou praticamente todo o estoque global do medicamento remdesivir para os próximos três meses. A droga mostrou eficácia na recuperação de pacientes graves da Covid-19. Já a China aprovou uma lei de segurança que limita a autonomia de Hong Kong.

O mais importante do momento no Brasil

Lei das fake news. Apesar de protestos, Senado aprova projeto contra fake news na internet

Derrota para BolsonaroTSE rejeita arquivar ações que pedem cassação de chapa

Pleito 2020. Câmara pode votar PEC que adia eleições municipais nesta quarta-feira

Oswaldo Eustáquio. STF prorroga prisão de Oswaldo Eustáquio no inquérito dos atos antidemocráticos

Podcast 15 Minutos
OUÇA! “Imunidade de rebanho”: por que não é uma boa opção para combater o coronavírus
Colunas & Artigos
Debates pandêmicos. Batizado por muitos de “vírus chinês”, o novo coronavírus foi identificado na Espanha em amostras de esgoto de março de 2019; confira na coluna de Madeleine Lascko. Leia ainda no blog de Rodrigo Constantino uma série de erros sem acertos no combate ao coronavírus. Escritor e roteirista, Marcos R. Terci mostra ainda uma dura lição de Orson Welles: o medo é contagioso, assim como a Covid-19.

Reflexões. Em nova coluna na Gazeta do Povo, Pedro Menezes “levanta a lebre” de uma emergência em curso: a educacional. João Pereira Coutinho mostra como um vídeo de Bolsonaro virou a revanche que Portugal esperava para as piadas de português. Colunista de política internacional, Filipe Figueiredo explica o separatismo no Paquistão. Já Charles Love, diretor da Seeking Educational Excellence, dispara sobre a luta antirracista: brancos engajados seriam mais úteis se não fizessem nada.

Alexandre Garcia
Abaixo a Covid
Paulo Cruz
Roda Viva: respondendo às minhas próprias perguntas
Apoie o jornalismo que o Brasil precisa.
Ainda não é assinante? Conheça nossa oferta inicial.
VALOR ESPECIAL!
Quero assinar
Cancele quando quiser
Nossa visão
Hong Kong e China. A autonomia de Hong Kong nunca foi plenamente aceita pela China, ainda mais pelo Partido Comunista Chinês, que jamais viu com bons olhos o elevado grau de liberdade concedido ao território capitalista. Nesta terça (30), o parlamento chinês aprovou uma lei de segurança nacional que limita seriamente a atuação de grupos pró-democracia em Hong Kong. Leia nossa visão sobre o tema.

Este foi o primeiro ato da China comunista para reduzir a autonomia de Hong Kong, mas talvez tenha sido o mais grave. Colocado em um contexto maior, em que o regime de Pequim já não esconde sua tentativa de construir uma hegemonia global, a medida deve preocupar e muito a comunidade internacional.
Para inspirar
Hobby. A Equipe Sempre Família da Gazeta do Povo traz mais uma dica para você enfrentar o isolamento: os cursos online de instrumentos musicais estão em alta; confira na reportagem de Carlos Coelho como “entrar na banda”.

Tenha um bom dia!

Giorgio Dal Molin
Editor da Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.