São Paulo vai criar maior rede de turismo ferroviário do Brasil com trens que percorrem o estado em uma malha de mais de MIL quilômetros de ferrovias

São Paulo cria rede de turismo ferroviário com 1.000 km de trilhos, fomentando economia e cultura com investimento bilionário e novos trajetos.

Estado de São Paulo se lança no projeto mais ambicioso de turismo ferroviário do Brasil, planejando a maior rede nacional com mais de mil quilômetros de trilhos e 23 circuitos.

Estado de São Paulo acaba de dar um passo ousado rumo ao futuro do turismo ferroviário no Brasil, e a promessa é ambiciosa: criar a maior rede do país, abrangendo mais de mil quilômetros de trilhos.

Esta iniciativa surge em um cenário onde o turismo, cada vez mais, se integra à história e à cultura das cidades, transportando visitantes por trajetos que conectam paisagens e memórias.

Com um investimento pesado e a meta de expandir o setor ao longo da próxima década, o projeto promete transformar o turismo paulista, fazendo o setor decolar e levando, literalmente, muitos brasileiros e turistas para novas experiências a bordo de antigos e novos trens.

Programa de Turismo Ferroviário do Estado de São Paulo, lançado em 6 de novembro, projeta uma rede que busca não só expandir os trajetos turísticos, mas também estabelecer um novo padrão de turismo ferroviário no país.

Esse programa envolve a ampliação de 23 circuitos ferroviários, com conexão a rodovias e outros meios de transporte, além de incentivos financeiros e capacitação de mão de obra.

O objetivo final é revitalizar o turismo e fortalecer o setor com projetos que abrangem desde o turismo regional até iniciativas culturais, como a criação do Museu da Revolução, em Cruzeiro, no interior paulista.

Impacto econômico e potencial de crescimento

Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo, o turismo ferroviário em São Paulo já movimenta cerca de R$ 150 milhões anualmente.

A expectativa, porém, é ainda mais grandiosa: a projeção aponta que, com a concretização da expansão, a receita no setor possa chegar a R$ 1,8 bilhão nos próximos dez anos.

Essa movimentação financeira pode, inclusive, fomentar novas oportunidades de emprego e fortalecer a economia local, além de valorizar o patrimônio histórico e cultural do estado.

Este programa conta com o apoio das secretarias de Turismo e Viagens, Parcerias e Investimentos, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Transportes Metropolitanos, Cultura, Economia e Indústria Criativa.

O projeto integra o SP Nos Trilhos, uma iniciativa com mais de 40 ações focadas no desenvolvimento do transporte ferroviário, abrangendo desde trens urbanos, VLTs (veículos leves sobre trilhos) e trens intercidades, até a expansão de linhas de metrô e o desenvolvimento de trens de carga.

Os investimentos nesse programa estão estimados em impressionantes R$ 194 bilhões.

Expansão dos circuitos ferroviários e turismo regional

São Paulo já conta com alguns circuitos ferroviários operacionais, que atraem turistas e conectam cidades históricas e culturais.

Entre os circuitos já existentes, destacam-se o Expresso São Paulo-Paranapiacaba, que leva passageiros de São Paulo ao distrito de Paranapiacaba, em Santo André; o Trem da República, que liga Salto a Itu; e o Trem de Guararema.

A expansão proposta pelo Programa de Turismo Ferroviário inclui a criação de novos trajetos, como o Expresso Mantiqueira, que deve ligar Cruzeiro ao Túnel da Revolução de 1932 e se conectar ao trem turístico de Passa Quatro, em Minas Gerais.

Essa nova linha, além de impulsionar o turismo, também servirá como um convite para reviver a história brasileira, uma vez que o túnel foi palco de importantes eventos históricos durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagens, destaca o impacto positivo do projeto, afirmando que “os trens turísticos transformam as paisagens urbanas e rurais, beneficiando os municípios por onde passam”.

Esse é um dos grandes pontos do projeto: ao valorizar o turismo ferroviário, São Paulo não só revigora o transporte ferroviário, mas também contribui para o desenvolvimento de cidades e regiões, promovendo a integração entre o turismo e o fortalecimento da economia local.

Turismo sustentável e valorização cultural

Além dos atrativos econômicos, a iniciativa também visa um impacto ambiental positivo.

A expansão do turismo ferroviário contribui para um turismo mais sustentável, ao utilizar um meio de transporte com menor emissão de poluentes em comparação a rodovias e ao setor aéreo.

Além disso, ao oferecer circuitos que passam por áreas naturais e históricos, o projeto reforça a preservação e a valorização do patrimônio cultural e ambiental de São Paulo.

Esse projeto dialoga com uma demanda crescente por experiências que unam lazer, cultura e conscientização ambiental, refletindo um desejo dos turistas modernos por roteiros mais imersivos e autênticos.

Com mais de 1.000 quilômetros de trilhos planejados para cruzar o estado, a expectativa é que o programa inspire outros estados a investir em projetos similares, ampliando o alcance e o valor do turismo ferroviário em todo o Brasil.

Oportunidades para o futuro e investimento em infraestrutura

Com a infraestrutura ferroviária sendo ampliada e revitalizada, a rede turística também representa uma oportunidade de geração de empregos diretos e indiretos no setor turístico e de transportes.

Para profissionais da área, o crescimento desse setor abre portas para novas capacitações e desenvolvimento de carreiras ligadas ao turismo e à operação ferroviária.

Em termos de infraestrutura, o Programa de Turismo Ferroviário poderá até mesmo incentivar futuras parcerias público-privadas, atraindo investidores interessados no potencial de longo prazo do setor ferroviário no estado.

Como se inscrever para participar das oportunidades de emprego e capacitação: Informações sobre vagas e qualificações para profissionais do setor turístico serão divulgadas pelo governo de São Paulo.

Para mais detalhes, acompanhe as atualizações no portal oficial do governo estadual.

Esse projeto inovador traz a promessa de transformar o turismo no estado de São Paulo e potencialmente servir de modelo para o turismo ferroviário no Brasil.

Será que esse novo cenário vai atrair mais turistas, impactar positivamente a economia local e criar novas oportunidades de trabalho?

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