Riedel se encontra com presidente uruguaio para discutir relações comerciais

| Créditos: Foto: Saul Schramm

 

O governador Eduardo Riedel (PSDB) está em Montevidéu, capital do Uruguai, nesta quarta-feira (14), acompanhado pelos secretários de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez. A comitiva chegou ao país vizinho na tarde de ontem.

A assessoria de imprensa de Riedel informou que o governador tem compromissos oficiais com o embaixador do Brasil no Uruguai, Marcos Leal Raposo Lopes, às 17h30, e com o presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pou, às 19h. Este é o primeiro encontro entre as autoridades. Detalhes sobre a reunião com Lacalle Pou ainda não foram divulgados.

O Uruguai mantém uma significativa relação comercial com Mato Grosso do Sul, especialmente no que diz respeito à Hidrovia Paraguai-Paraná, um importante corredor de navegação internacional. A concessão da Hidrovia do Rio Paraguai está prevista para ser concluída em 2025, com um fluxo estimado de 42.226.778 toneladas de carga.

A hidrovia, que se estende por 3.442 km e atravessa Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, inicia-se em Cáceres, Mato Grosso, e segue até o oceano Atlântico em Nova Palmira, Uruguai. No Brasil, são 1.720 km navegáveis.

A integração logística é uma prioridade do governador para o fortalecimento econômico. Entre os interesses comerciais entre Mato Grosso do Sul e o Uruguai estão a compra de etanol, fertilizantes líquidos, grãos, derivados de milho, açúcar, minérios e contêineres.

CONTEUDOMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.