Passo a passo para você organizar uma festa junina em casa

“O balão vai subindo, vai caindo a garoa. O céu é tão lindo e a noite é tão boa. São João, São João! Acende a fogueira do meu coração”. Uma das comemorações mais amadas pelos brasileiros chegou. Mas, antes de sair dançando a quadrilha por aí, que tal organizar sua festa junina em casa?

A ideia é simples e você pode dividir as tarefas e quitutes entre cada pessoa da família ou amigos. As coisas que não podem faltar são: roupa a caráter, bandeirinhas, comida típica e brincadeiras para as crianças. Isso sem contar toda a alegria que essa festa traz.

Publicidade

x

Passo a passo para montar sua festa junina em casa

Roupa a caráter

O traje xadrez é essencial para qualquer festa junina em casa. Isso sem contar o chapéu de palha, as duas tranças no cabelo com fitinhas, as famosas pintinhas nas bochechas, ou, nos rapazes, o bigodinho com lápis de olho. As mulheres também podem usar e abusar das rendas. Só de imaginas já deu vontade de fazer uma quadrilha, né?

Decoração

Visual pronto? Chegou a hora de enfeitar o ambiente onde acontecerá a festa. Bandeirinhas são a pedida certa para o momento. Para criá-las, basta recortar alguns papéis de seda coloridos (ou de outro tipo que preferir) e grampea-los em uma fita ou barbante. Pendure o adereço.

Outra ideia é produzir balãozinhos, que podem ficar suspensos no teto ou colados na parede, dependendo da forma que você der a eles. Use tecidos xadrez para enfeitar as mesas e cadeiras. Espalhe vasinhos de girassóis e outras flores bem coloridas. A ideia é usar e abusar do laranja, amarelo, azul, vermelho e rosa.

© Reprodução

E, óbvio, que não poderia faltar uma fogueira. Mesmo que você tenha um espaço para criar uma verdadeira, por uma questão de segurança, é melhor fazê-la de maneira artificial. Como? Use papel celofane cortado e colado em espetos de churrasco, alguns galhos e paus de rodo ou vassoura cobertos por papel crepom.

Mesa temática

Vamos ao centro das atenções? A mesa onde estarão os doces e os salgados. Utilize tigelas e pratos de barro ou madeira para colocar as comidas e criar um clima meio rústico e caipira. Forre com juta ou tecido xadrez. Você também pode soltar algumas fitas coloridas sobre ela, assim como algumas bandeirinhas coladas.

Coloque guardanapos de pano ou de papel colorido. Decore uma cestinha de palha com panos e encha de guloseimas. Outra ideia divertida é fazer pequenas bandeirinhas para colar em palitos de dente e espetar nas comidas.

© Reprodução A pipoca, ao invés de ser servida em saquinhos, pode ser colocada em tubinhos de papel xadrez ou na cor verde, para lembrar uma espiga de milho. Envolta dos bolos, se possível, coloque algumas folhas, para trazer aquele ar rústico.

De uns anos para cá, o bolo junino tem ganhado bastante força e destaque nas comemorações. O de pipoca é mais fácil de fazer, pois é só comprar o formato fake do bolo e ir colando os grãos já estourados. Mas tem quem invente moda, e o faz com paçoca ou pé de moleque.

Brincadeiras

Prepara a animação, porque vem coisa boa por aí. Mesmo sem crianças em casa, a diversão não pode ficar de fora. Existem diversas brincadeiras típicas, que são

possíveis de serem criadas na sala de casa, para alegrar a noite com a família e amigos. Algumas opções mais comuns são:

· Bingo: você pode comprar cartelinhas online ou baixar algum aplicativo gratuito. Não se esqueça de separar uns docinhos para a prenda;

· Pesca improvisada: espalhe em um local aberto várias garrafas PET pequenas com argolas presas para poder encaixar com a vara de pescar;

· Acerte o alvo: coloque areia dentro de garrafas PETS vazias e posicione-as pelo chão. Faça algumas argolas de plásticos para acertar o alvo;

© Reprodução

· Pegue a maçã: distribua algumas maçãs em uma bacia com água. Quem conseguir pegar a maçã com a boca em menos tempo, ganha;

· Boliche: coloque de oito a dez garrafas PETS em pé, formando um triângulo. Pegue uma bolinha ou qualquer objeto fácil de ser lançado. Pronto! Quem deixará cair mais pinos?;

· Quadrilha: óbvio que essa brincadeira não poderia ficar de fora da sua festa junina em casa, né? Todo mundo de casalzinho, coloca um som caipira e bora tocar o caminho da roça!

Comidas

São diversas opções que podem ser feitas em casa mesmo: pamonha, paçoca, pé de moleque, arroz doce, bolo de milho, pipoca, maçã do amor, quentão, chocolate quente para as crianças, canjica, cuscuz e muito mais!

Se estiver de olho no peso e não quer sair muito da dieta, vale trocar o açúcar refinado pelo açúcar mascavo ou de coco e substituir o leite condensado por leite de coco.

© Reprodução

Vinho quente e quentão são opções alcoólicas e, por isso, mais calóricas. Mas você pode optar por uma versão com suco de uva integral e caprichar nas especiarias para deixar um gostinho especial como, gengibre e canela.

Dependendo do tamanho da sua família, faça uma votação de quais quitutes típicos vocês preferem para não faltar ou sobrar muita comida.

Cuidados

Biribinhas, rojões, bombas e outros fogos de artifício são lindos e encantam todos. Porém, é preciso cuidado na hora de manuseá-los. As crianças devem estar sempre acompanhadas de adultos e não devem brincar com fogo. Lembrando que os balões são proibidos por lei, pois representam um grande risco de incêndio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *