Lula em carta à BBC, primeira entrevista depois de preso: “Bolsonaro só venceu porque não competiu contra mim”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em uma entrevista à rede britânica BBC que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) não teria vencido as eleições gerais de outubro se o tivesse enfrentado.

“Bolsonaro venceu apenas porque não competiu contra mim”, declarou Lula em cartas endereçadas à BBC, em uma espécie de entrevista postal que fará parte de um documentário preparado pela rede britânica.

O ex-presidente está preso em Curitiba desde abril e a Justiça brasileira proibiu-o de conceder entrevistas para a mídia brasileira. Nas cartas, Lula observa que sua detenção é politicamente motivada, porque pretendia impedi-lo da corrida presidencial.

“Eu fui condenado por ser o presidente de maior sucesso da República e aquele que fez mais pelos pobres”, escreveu o petista, referindo-se aos altos índices de aprovação que ele tinha quando deixou o cargo em janeiro de 2011.

Ainda de acordo com Lula, foi diante disso que o então juiz federal Sérgio Moro – hoje ministro da Justiça do governo Bolsonaro – exerceu sua influência.

“[O juiz] Moro sabia que, se agisse de acordo com a lei, teria que absolver-me e eu seria eleito presidente. Então ele fez política e não justiça e agora se beneficia disso”, acusou o petista.

Quando sua candidatura ao Partido dos Trabalhadores (PT) foi vetada pelo Judiciário no início de setembro, Lula tinha 20 pontos percentuais de vantagem sobre o Bolsonaro.

(…)

Lula e Bolsonaro. Foto: Fotos PúblicasFonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *